No bate-papo do Fala Você Notícias desta segunda-feira (17), a jornalista Neide Lu entrevistou Lunardo Giordani, ator, locutor e produtor, além de colaborador da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE). Durante a conversa, Giordani compartilhou suas impressões sobre as apresentações das quadrilhas juninas no São João do Gurutuba, discutiu detalhes do filme "Meus Quatro Maridos" e abordou diversas iniciativas da Funarte.
Parceria com Gisele Bündchen e Hugo Gloss
Lunardo Giordani disse que esteve com a modelo Gisele Bündchen para o lançamento do seu livro “Nutrir”. Foi feita uma entrevista que está no canal do Hugo Gloss. Ele afirmou que sempre admirou o trabalho do Hugo Gloss, considerando-o um grande comunicador, alguém que começou com humor e depois migrou para a área de comunicação. Em um de seus trabalhos, Lunardo conheceu a videomaker dele. Começaram a trabalhar juntos e, hoje, ele presta serviço também para o Hugo Gloss em produção audiovisual.
Qualidade das quadrilhas juninas em Guanambi
Lunardo comentou que, este ano, o nível das quadrilhas está muito elevado. Ele destacou que a quadrilha “Balança Mas Não Cai” arrasou, e que os integrantes da quadrilha “Junina Bagaceira” estão disputando o título pelo segundo ano consecutivo, pois, no ano passado, foram vencedores. Para Lunardo, eles foram brilhantes.
Tradição e estilização das quadrilhas
Lunardo disse que as quadrilhas em Guanambi estão cada vez mais estilizadas, mas não perderam a tradicionalidade, mantendo em sua essência o que é típico das quadrilhas nordestinas e das quadrilhas guanambienses.
Diversidade e inclusão no São João
Ele também comentou que a quadrilha “Junina Beija Flor” fez a abertura do São João e homenageou a história de todas as quadrilhas que passaram por Guanambi: “Foi muito bonito ver uma quadrilha que tem uma drag queen cantando ao vivo, que inclui pessoas com deficiência e que possui uma grande diversidade de representatividade. É muito simbólico e disruptivo para Guanambi”, afirmou.
Necessidade de melhorias na organização do evento
Ele mencionou que a quadrilha “Junina Bagaceira” conseguiu evoluir em relação ao ano passado, pois conseguiram corrigir movimentos que, anteriormente, ficaram comprometidos por falta de ensaio.
Lunardo destacou a necessidade de melhorar a organização das arquibancadas para o público assistir às quadrilhas. Ele sentiu que a dificuldade de assistir impede um público maior, e que é preciso mudar isso para que as pessoas possam assistir com mais conforto.
Estreia do Filme "Meus Quatro Maridos"
Giordani disse que o filme “Meus Quatro Maridos” foi um projeto em que trabalhou como assistente de direção. O filme, realizado durante a pandemia, já está pronto e tem data de estreia marcada para o dia 3 de outubro nos cinemas. A trama conta a história de uma mulher que teve quatro maridos e descobre que, ao somar a duração de seus casamentos, alcança 25 anos, podendo comemorar bodas de prata. Então, ela decide reunir seus quatro ex-maridos para um jantar surpresa de bodas de prata.
Produção brasileira de séries de streaming
De acordo com Lunardo, a primeira produção brasileira para uma série de streaming foi “3%” da Netflix. Ele afirmou que o nível de qualidade da produção é muito alto, concluindo que o Brasil não deixa a desejar em relação ao cinema e séries internacionais. Porém, ele destacou a falta de valorização e a necessidade de o público reconhecer que há cinema de qualidade no Brasil e, assim, apoiar os projetos.
Reestruturação do cinema pós-pandemia
Lunardo também comentou que o cinema está se reestruturando, pois, as pessoas se acostumaram a assistir filmes no conforto de suas casas. Além disso, o valor de um ingresso de cinema muitas vezes equivale ao custo de um serviço de streaming.
Iniciativas da Funarte
Lunardo destacou que a Funarte tem uma grande preocupação em descentralizar recursos. Ele mencionou que todos os editais lançados pela Funarte no ano passado, comparados ao ano de 2022, mostram que 52% das pessoas beneficiadas são mulheres, pessoas trans e pessoas não-binárias, e que 62,7% são pessoas negras e indígenas. Em relação à dança, a Funarte investiu 600% a mais em projetos de dança em comparação a 2022, o que resultou em 371% de projetos contemplados apenas na região nordeste.
Política nacional das artes
Ele declarou também que a Funarte, junto com a ministra Margareth Menezes está tentando construir uma política nacional das artes com o objetivo de sistematizar e criar um conjunto de políticas públicas consistentes e duradouras, estabelecendo um diálogo com os artistas e a sociedade em geral para construir um cenário de políticas públicas amplo, firme e consistente para a arte e a cultura do Brasil inteiro.
Clique no vídeo para conferir ao bate-papo completo com Lunardo Giordani, onde ele fala sobre a evolução das quadrilhas juninas no São João do Gurutuba, os bastidores do filme "Meus Quatro Maridos" e as iniciativas da Funarte. Não perca essa conversa cheia de insights e novidades!
Cultura popular
Cinema brasileiro
Quadrilhas juninas
FUNART